Quem somos

A Associação


A EU DECIDO nasceu do encontro entre pessoas que acreditam na liberdade de cada indivíduo para decidir sobre conduzir sua própria vida — inclusive na autonomia sobre como e quando ela deve terminar. Nossos fundadores têm trajetórias marcadas pelo compromisso com os direitos humanos, a justiça, a saúde e o cuidado. Juntos, trabalham para que o Brasil avance no debate sobre o direito à morte assistida, com responsabilidade, empatia e coragem.

Diretoria

Presidente Bioeticista e pesquisadora de temas relacionados à autonomia e dignidade no fim da vida. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG. Mestre em Direito Privado pela PUCMinas. Administradora do portal www.testamentovital.com.br. Advogada especialista em Direito Médico.
Vice-Presidente  Jornalista e escritor, Adriano Silva nasceu em Porto Alegre, é graduado em Comunicação Social pela UFRGS e possui MBA pela Universidade de Kyoto, no Japão. Sua trajetória profissional é marcada por experiências no mercado editorial e no empreendedorismo. Fundou o Projeto Draft e a The Factory, além da Spicy Media, responsável por trazer ao Brasil os sites Gizmodo, Jalopnik e Kotaku. Na televisão, foi chefe de redação do Fantástico, da TV Globo. No mercado editorial, atuou como diretor do Núcleo Jovem da Editora Abril, onde também foi diretor de redação da Superinteressante e lançou revistas como Vida Simples, Mundo Estranho e Aventuras na História, entre outros títulos. Trabalhou ainda como editor-sênior da Exame e foi diretor de marketing do Grupo Exame, também na Editora Abril. 
Secretária  Mestre  em Direito Constitucional UNIFOR. Especialista em Direito Processual Civil UFAM. Bacharel em Direito pela UFAM. Procuradora do Estado do Amazonas. Advogada habilitada em Testamento Vital.
Conselheiro Fiscal  Advogado e Consultor Jurídico com mais de 20 anos de experiência. Referência em Direito Obrigacional, Contratual, Societário e Internacional Privado.Pós-doutor em Direito e novas tecnologias (2021), Doutor (2011) e Mestre (2005) em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Direito dos Negócios Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Especialista em Direito Empresarial pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná (2002). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2000). Professor de Direito Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor de diversos cursos de Especialização.Palestrante, tradutor e parecerista. Autor dos livros “Contratos Internacionais”, “Direito Contratual do Mercosul”, “Contrato, globalização e lex mercatoria” e “Contrato e sua conservação”. Coordenou publicações coletivas, como o pioneiro livro sobre Telemedicina e é autor de inúmeros artigos jurídicos sobre Direito Privado em geral, no Brasil e no exterior.

Fundadores

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, Adriana Fonseca é graduada em jornalismo pela faculdade Cásper Líbero, possui pós-graduação em jornalismo socioeconômico pela Universidade Complutense de Madri (Espanha) e em Neurociência Aplicada: Produtividade e Performance Humana pela PUC-Campinas. Especializou-se na cobertura de temas ligados a carreiras, gestão de pessoas e empreendedorismo, tendo publicado suas reportagens em veículos como Valor Econômico, Exame, Folha de S.Paulo e Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em 2019, formou-se instrutora de meditação com o Dr. Deepak Chopra. Atualmente, trabalha de forma independente e concilia trabalhos de jornalismo, produção e edição de conteúdo para marcas, e mediação de eventos corporativos, além de oferecer mentorias de meditação para quem quer aprender ou aperfeiçoar a prática.
Nascido em 24/08/1968 na cidade de São Bernardo do Campo SP. Cresceu em Rudge Ramos (SP) sonhando em ser jogador de futebol, mas com o violão da avó começou a dar os primeiros passos na música aos 13 anos. Em 1983 foi ao primeiro grande show de rock no estádio do Morumbi pra ver o Kiss: isso mudou a sua vida. Logo em seguida, com amigos do Colégio Singular, formou sua primeira banda e em 1987 se mudou pra Belo Horizonte pra se juntar a banda Sepultura. Faz parte do grupo de metal latino De La Tierra, criado em 2012, além do Kisser Clan, onde toca covers de hard-rock e metal com o filho Yohan. Apresentador e produtor, ao lado do Yohan, do Pegadas de Andreas Kisser na radio 89.1FM em São Paulo. Em 2022, criou o Movimento Maetricia que divulga a importância do Cuidado Paliativo e estimula a se falar de morte no Brasil. Curador do Patfest, festival de música em prol da Favela Compassiva, que leva o cuidado paliativo para as populações mais carentes no RJ e MG. Torcedor do grande São Paulo Futebol Clube.
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS e em Relações Internacionais pela UFSM. Autora da monografia 'Eutanásia: A recente descriminalização na Espanha e as possíveis influências para o desdobramento do tema no ordenamento jurídico brasileiro'. Atua também em temas relacionados ao direito humano à alimentação adequada como membro da Diretoria da Associação dos Celíacos do Brasil (ACELBRA/RS) e fundadora do grupo de extensão universitária Restrição Alimentar na Universidade (UFRGS), atualmente convertido na Liga Acadêmica de Restrição Alimentar (LARA/UFRGS).
Doutoranda e mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nutricionista formada pela UFRGS e bacharela em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Além da prática clínica, atua nas áreas de Sociologia da Saúde, Sociologia da Alimentação e Sociologia do Cuidado, com enfoque nas interseções entre corpo, práticas alimentares, práticas de profissionais de saúde e cuidado.
Natural de Londrina e atualmente residente em Curitiba. Médico (UEL 1973), Mestre em Medicina Social (IMS/UERJ 1979), Doutor em Saúde Pública (USP 1997). Foi Secretário Municipal de Saúde (1977 – 1980), Deputado Estadual (1983-1986) e vereador em Londrina (2011). Foi professor universitário nas áreas de saúde coletiva, da educação médica e do ensino nas ciências da saúde em cursos universitários de graduação e de pós-graduação. Desempenhou funções de administração universitária como diretor de Centro, coordenador de curso de medicina, pró-reitor de graduação e de pesquisa e pósgraduação e vice-reitor na Universidade Estadual de Londrina, Paraná. Atuou em organizações do Terceiro Setor, tendo sido presidente (1988-1991) do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, CEBES; coordenador (2001-2006) da Rede UNIDA de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde; secretário executivo (2014-2017) e presidente (2020-2022) do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva – INESCO. Como pesquisador, orientou dissertações e teses, publicou livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre temas relacionados à educação médica, à formação dos profissionais de saúde, à gestão em saúde e ultimamente ao ensino dos cuidados paliativos e das diretivas antecipadas de vontade.
Psicóloga, Professora Livre Docente Sênior do Instituto de Psicologia da USP Membro Fundador do Laboratório de Estudos sobre a Morte - LEM IPUSP Organizadora do Livro Morte e ;Desenvolvimento Humano Autora do livro Educação para Morte. Quebrando Paradigmas. Editora ;Sinopsys
Salo de Carvalho é advogado atuante, mestre e doutor em Direito, e professor concursado de Direito Penal na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atuação nos cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado). Em sua dissertação, publicada sob o título “A Política Criminal de Drogas no Brasil” (8ª edição, editora Saraiva), pesquisou a ingerência estatal na autonomia individual e os efeitos da política de guerra às drogas em nosso país. Possui diversos livros na área do Direito Penal e da Criminologia, disciplinas que aborda de forma crítica e transdisciplinar.
Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, foi editor digital na revista piauí, repórter e editor no jornal O Estado de S. Paulo e tem passagens pela BBC Brasil e pela revista GQ Brasil. É mestre em comunicação pela Universidade de La Coruña e tem formação em roteiro pela Academia Internacional de Cinema. Atualmente atua como repórter e roteirista na Rádio Novelo, produtora de podcasts com sede no Rio de Janeiro. É autor de dois livros de não ficção, entre eles O Último Abraço - uma história real sobre a eutanásia no Brasil (Record), lançado em 2017. Ganhou 14 prêmios de reportagem, entre eles o Petrobras de Jornalismo, o Memórias Reveladas e o Vladimir Herzog de Jornalismo e Direitos Humanos.